SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2The listening-flânerie as ethical-methodological effect of the encounter between psychoanalysis and socioeducationThe crisis of the senses: a Ferenczian perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

SOARES, Samara Sousa Diniz  and  STENGEL, Márcia. Entre as amizades perfeitas e virtuais, o sujeito adolescente. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.2, pp. 195-223. ISSN 0101-4838.

Sustentado na articulação contemporânea entre amizade e virtualidade, evidenciada por meio da apropriação pelo Facebook do termo amigo para se referir ao usuário que possui uma conta em seu website, este artigo tem como objetivo apresentar algumas mudanças ocorridas na forma de iniciar, manter e romper relações de amizade criadas ou potencializadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), bem como demonstrar o papel basilar da figura adolescente propriamente dita e/ou de seus ideais na introdução e propagação dessas transformações na medida em que ele se torna o representante do sujeito contemporâneo às voltas com o laço social. A Netnografia foi utilizada como ferramenta metodológica para chegar às comunidades do Facebook que fizeram parte do corpus empírico e que foram analisadas com o suporte teórico da Psicanálise e das Ciências Sociais e Humanas. Esse percurso teórico-empírico revelou que as relações amicais atuais estão passando por processos de mudança na medida em que os laços sociais sob o discurso da perfeição estão perdendo espaço para as amizades virtualizadas calcadas na liberdade, representada de forma máxima na figura adolescente. Tais mudanças são vivenciadas pelo "sujeito adolescente contemporâneo", mesmo que cronologicamente não pertença a essa faixa etária.

Keywords : amizade; laço social; virtualidade; Facebook; adolescentes.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License