SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2Among the perfect and virtuous friendships, or adolescent subjectThe change in psychoanalysis and the changing psychoanalysis: Parte I author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

BRUM, Stephanie. A crise dos sentidos: uma perspectiva ferencziana. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.2, pp. 224-243. ISSN 0101-4838.

A clínica contemporânea tem se apresentado como um campo no qual se enunciam inúmeros desafios. Nesse panorama nos deparamos com sintomas que parecem desatrelados -ou frouxamente vinculados - de uma representação capaz de localizá-los fantasmaticamente ou no próprio tecido desejante daquele sujeito em particular. Tal ponto nos leva a pensar nesses sintomas como não referidos a um sentido passível de interpretação. A fim de promover um estudo sobre essa problemática, buscaremos na obra de Sandor Ferenczi formas de entender a escassez de sentido à qual o aparelho psíquico também pode estar sujeito. Partiremos assim de um estudo sobre a problemática do trauma, na qual se daria uma impossibilidade de introjeção do ocorrido para, então, discutirmos o que chamamos de "crise dos sentidos".

Keywords : sentido; representação; interpretação; trauma; introjeção.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License