SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Más allá de la fantasía: Contribuciones del Psicoanálisis al tratamiento posible de psicosis en el Hospital-de-DíaNombre propio: influencias teóricas e incidencias clínicas del nombramiento en la teoría de Lacan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

MIRANDA JUNIOR, Hélio Cardoso. O exercício da Função Materna e o semblante mulher na tábua da sexuação de Lacan. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 38-60. ISSN 0101-4838.

O artigo pretende discutir, considerando as novas configurações familiares, a articulação entre os conceitos lacanianos de Função Materna (como posição estrutural na constituição do sujeito) e a posição mulher (definida no quadro da sexuação) em relação à questão da maternidade hoje. A teoria lacaniana possui articulações conceituais que auxiliam compreender a posição da mulher no exercício da Função Materna e o desejo pelo filho. Resta, contudo, como problema, em função da questão do capricho materno citado por Lacan, se é necessário ou contingente que uma mulher exerça a Função Materna referenciada ao Outro primordial.

Palabras clave : Função Materna; sexuação; semblante; desejo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License