SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Nome próprio: influências teóricas e incidências clínicas da nomeação na obra de LacanUm Édipo sem fronteiras: a insistência do arcaico no sex-addict índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

SILVA, Virgínia Célia Carvalho da. Mais além do déficit intelectual: uma perspectiva psicanalítica sobre a demência, a debilidade e a psicose. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 90-110. ISSN 0101-4838.

O sintoma de déficit cognitivo muitas vezes pode fazer convergir as categorias de demência, debilidade e psicose. Historicamente, as três se confundiam em termos tais como o de "demência precoce" ou "loucuras da idade", de Kraeplin e o de "confusão mental primitiva", de Chaslin. À luz da psicanálise, pode-se considerar que há uma diferença importante entre as três categorias, já que a demência é uma condição que afeta a subjetividade, a debilidade é uma posição subjetiva em relação ao saber e a psicose é uma estrutura clínica, ou seja, um modo de se inscrever na linguagem. O artigo se propõe trabalhar essas diferenças, indicando algumas perspectivas do tratamento com cada uma delas, sem desconsiderar que é a aposta clínica da singularidade como foco central o que promoveria um ponto de encontro entre elas.

Palavras-chave : demência; debilidade; psicose; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License