SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Beyond the intellectual deficit: a psychoanalytic perspective on dementia, weakness and psychosisTrauma and injury: some articulations in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

KLIER, Ney  and  CARDOSO, Marta Rezende. Um Édipo sem fronteiras: a insistência do arcaico no sex-addict. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 111-132. ISSN 0101-4838.

Na adicção sexual, a realização do ato sexual se impõe ao sujeito de modo compulsivo. A sexualidade perde grande parte de seu potencial fantasístico, passando a servir como motor de uma busca desmedida e destrutiva de prazer que não comporta a possibilidade de vínculo libidinal com o outro. Este artigo, fundamentado no saber psicanalítico, tem por objetivo explorar o papel do complexo de Édipo nas determinações da situação clínica em questão, aspecto teórico de fundamental importância para a compreensão dos impasses que entravam a relação do sex-addict com seus parceiros e com sua própria sexualidade. A problemática edípica não se reduz à clássica descrição freudiana do complexo de Édipo, mas abarca uma série de condições e circunstâncias que precedem o ingresso do infante nessa etapa, sendo a construção da cena primitiva o fator decisivo que viabilizará ou não a entrada do sujeito num efetivo sistema de triangulação. Dedicaremos, portanto, particular atenção à vertente originária do Édipo, a qual tem na construção da cena primitiva o seu núcleo essencial. Esse eixo de trabalho nos conduzirá, por fim, a refletir sobre a adicção sexual em suas manifestações mais radicais e extremas, nas quais a crescente adesão a situações de risco por parte do sex-addict se torna paradigmática de uma busca sem limites e perigosa que, em seu sentido mais profundo, revela determinadas contingências de uma tumultuada história relacional.

Keywords : adicção sexual; complexo de Édipo; cena primitiva; situações de risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License