SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Um Édipo sem fronteiras: a insistência do arcaico no sex-addictAcolher a diferença: a função da bissexualidade psíquica na construção da subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

MEDEIROS, Clarice  e  FORTES, Isabel. Trauma e lesão: algumas articulações em psicanálise. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 133-154. ISSN 0101-4838.

O objetivo do presente trabalho é articular lesão e trauma a partir da teoria psicanalítica. O trauma é definido tanto pelo hiato deixado na cadeia psíquica quanto pelo excesso pulsional, que produzem sequelas na história do sujeito. Destacamos o caráter subjetivo do trauma, afastando-o tanto de uma leitura científica daquilo que poderia ser objetivável, quanto como algo da ordem da realidade. Assim, o caráter traumático atribuído a um determinado evento depende também do próprio sujeito. Portanto, destacamos a lesão como um real que o sujeito incorpora e ao mesmo tempo desorganiza a economia psíquica e a reconfigura.

Palavras-chave : lesão; trauma; real; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License