SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Trauma e lesão: algumas articulações em psicanáliseUma leitura psicanalítica sobre o corpo e as ressonâncias da violência sexual na infância complementar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

CARNEIRO, Cláudia Aparecida  e  LAZZARINI, Eliana Rigotto. Acolher a diferença: a função da bissexualidade psíquica na construção da subjetividade. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 155-186. ISSN 0101-4838.

Este artigo tem como objetivo explorar a relevância metapsicológica e a atualidade da noção de bissexualidade psíquica, presente na psicanálise desde sua origem e considerada por Freud fator decisivo da sexualidade humana. Pretende-se apresentar a bissexualidade psíquica como um conceito fundamental e ordenador dos processos de subjetivação e do reconhecimento da alteridade. Para tal, realizamos um percurso pelos textos de Freud e seus desdobramentos teóricos, seguindo a trilha de psicanalistas que procuraram novas leituras para o enigma da bissexualidade. Destacamos as ideias de Winnicott e Bion, autores que buscaram um diálogo entre a teoria pulsional e a das relações de objeto como solução para as ambiguidades teóricas deixadas por Freud. Resgatamos, desse modo, nossa aposta de que a bissexualidade, para além de uma disposição constitucional, inscreve-se no psiquismo originário através da relação do sujeito com seus objetos primários e tem função organizadora nos processos de subjetivação, na medida em que abre caminho para a coexistência desses objetos na vida psíquica.

Palavras-chave : bissexualidade psíquica; diferença; feminino; masculino; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License