SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Uma leitura psicanalítica sobre o corpo e as ressonâncias da violência sexual na infância complementarTransmissão psíquica transgeracional: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

COSTA, Raul Max Lucas da  e  DANZIATO, Leonardo. O lugar da crença no programa terapêutico da irmandade Alcoólicos Anônimos: um estudo psicanalítico. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 216-242. ISSN 0101-4838.

Este artigo de revisão narrativa tem como objetivo discutir a função da crença no programa terapêutico de doze passos dos Alcoólicos Anônimos (AA). Como procedimento metodológico, realizamos um estudo bibliográfico sobre a literatura de AA (livros, livretos, revistas e folders) que apresentam relatos pessoais sobre a experiência da crença. Para a análise dos dados, utilizamos o referencial teórico psicanalítico em sua vertente freudolacaniana. Constatamos que para os AA a crença em um "poder superior" e a experiência do "despertar espiritual" constituem princípios necessários para a construção de uma moral de vida. O programa dos doze passos se apropria de elementos cristãos e filosóficos pragmatistas se apresentando como um saber-fazer padronizado. Conclui-se que na literatura de AA o agenciamento do saber-fazer pragmático e a produção massiva e identitária do alcoólico anônimo apontam para uma prevalência do discurso universitário como modo de aparelhamento do gozo entre os AA.

Palavras-chave : Alcoólicos Anônimos; grande Outro; discurso; adicção; crença.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License