SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1O lugar da crença no programa terapêutico da irmandade Alcoólicos Anônimos: um estudo psicanalíticoO trauma em Ferenczi e seus desdobramentos nas obras de Balint e Winnicott: regressões em análise e seu manejo clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

PADILHA, Carolina Rizzatto Martins  e  BARBIERI, Valeria. Transmissão psíquica transgeracional: uma revisão da literatura. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 243-270. ISSN 0101-4838.

Este estudo teve como objetivo investigar o que vem sendo publicado na literatura nacional e internacional sobre a transmissão psíquica transgeracional. O levantamento bibliográfico utilizou o critério temporal dos últimos quinze anos e as bases de dados Lilacs, PsycINFO, Scielo e PePSIC. Constituíram o corpus deste estudo 27 artigos. Os resultados apontaram que os estudos selecionados utilizaram o método qualitativo, são nacionais e são oriundos de pesquisa empírica, prática clínica e teóricos. Poucos foram os que acessaram três gerações, que incluíram crianças e linhagens masculinas. A partir do exposto, pôde-se estabelecer um olhar reflexivo e diferenciado sobre as relações familiares como constituintes do sofrimento psíquico individual. Os estudos frisaram a possibilidade de transformação criativa desses legados familiares sintomáticos, indo além do viés negativo da transgeracionalidade.

Palavras-chave : transmissão psíquica entre gerações; teoria psicanalítica; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License