SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Transmissão psíquica transgeracional: uma revisão da literaturaFamílias por adoção na visão das crianças e de seus pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

MEDEIROS, Eduardo  e  PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. O trauma em Ferenczi e seus desdobramentos nas obras de Balint e Winnicott: regressões em análise e seu manejo clínico. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 271-298. ISSN 0101-4838.

O objetivo deste artigo é investigar a problemática do trauma a partir das contribuições teórico-clínicas de Sándor Ferenczi e dos seus desdobramentos e avanços nas teorias de Michael Balint e Donald Winnicott. Assim, pretendemos explorar as proximidades e diferenças conceituais entre estes autores, principalmente em relação ao papel do ambiente na experiência traumática, das defesas primitivas que são acionadas neste caso e do aspecto terapêutico das regressões em análise. Além dessa diferenciação, buscaremos extrair das modificações no dispositivo analítico propostas por esses autores elementos que nos ajudem a pensar o manejo clínico com pacientes cujo sofrimento remete às falhas traumáticas dos primórdios da constituição subjetiva.

Palavras-chave : trauma; defesas primitivas; regressão; relações objetais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License