SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Trauma in Ferenczi and its unfoldings in the works of Balint and Winnicott: regressions under analysis and their clinical handling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

ALVES, Jéssika Rodrigues  and  HUEB, Martha Franco Diniz. Famílias por adoção na visão das crianças e de seus pais. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.1, pp. 299-327. ISSN 0101-4838.

Este estudo de caso coletivo teve por objetivo investigar a representação familiar de crianças que vivenciaram o processo de adoção a partir do olhar da própria criança, além de avaliar o amadurecimento emocional destas e compreender também a visão dos pais sobre a adoção. Participaram do estudo duas famílias com duas filhas por adoção cada, totalizando quatro crianças participantes com idade entre cinco e doze anos incompletos e seus respectivos pais/mães por adoção. Para a coleta de dados com as crianças, utilizou-se uma Sessão Lúdica, do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (DF-E) e uma sessão para maior investigação/intervenção sobre os desenhos realizados, além de uma entrevista semiestruturada com o casal parental. Os dados obtidos foram analisados e interpretados segundo método da livre inspeção do material a partir do processo compreensivo, sustentados no referencial psicanalítico winnicottiano. Os resultados mostraram que o pertencimento à família é construído ao longo da convivência, passando por diferentes fases. Também se constatou que algumas das dificuldades identificadas nas crianças encontravam-se ligadas ao universo da adoção e não à forma como o casal se constituía, sendo que, independente da configuração de família, a representação familiar estava ligada à forma como as crianças vivenciavam a família e o papel de cada membro dentro desta. O estudo remete à importância de as crianças encontrarem na família por adoção um ambiente seguro e acolhedor, que sobreviva aos seus ataques e seja espaço potencial onde sua história de vida seja respeitada.

Keywords : adoção; crianças; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License