SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Lacan, as normas de parentesco e a castração masculinaCompulsão à ocupação: uma face mortífera da contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

SANTOS, Luiz Fellipe de Almeida  e  AMBRA, Pedro Eduardo Silva. Incidências da diferença sexual no final de análise: do dual ao singular. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.2, pp. 28-53. ISSN 0101-4838.

O artigo visa apresentar a teorização de final de análise empreendida por Jacques Lacan ao longo de seu ensino, demonstrando sua posição ética e epistemológica fundamentada na singularidade da experiência analítica. Discutiremos, inicialmente, a maneira pela qual tanto Freud quanto muitos autores pós-lacanianos postulam uma diferença irredutível entre "homens" e "mulheres" no horizonte do tratamento. Por outro lado, a partir da apresentação de diferentes teorias de fim de análise em Lacan, bem como do resgate de sua crítica em relação à limitação da sexuação dual, o artigo defenderá que a lida de cada sujeito com seu sinthoma tem primazia em relação à bipartição das identificações e das modalidades de gozo.

Palavras-chave : final de análise; sexuação; singularidade; Jacques Lacan.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License