SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Race, gender and social class in psychoanalytic clinicThe Donald Woods Winnicott's contributions to psychosomatic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

BASSO, Fernando; WEINMANN, Amadeu de Oliveira  and  MANO, Gustavo Caetano de Mattos. A atualidade de Hello Brasil!: problematizações sobre a função paterna e a cultura brasileira. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.2, pp. 103-126. ISSN 0101-4838.

Este artigo propõe-se examinar a atualidade de Hello Brasil!, livro do psicanalista Contardo Calligaris publicado pela primeira vez em 1991 e relançado em 2017. Traçando uma leitura crítica, propomo-nos a apresentar o contexto de produção da obra, destacar suas ideias principais, indicar suas potencialidades, assinalar os diálogos com outras produções e identificar seus limites teóricos. A partir dessas análises, que se inscrevem no domínio das interpretações psicanalíticas da cultura brasileira, postulamos que Hello Brasil! sustenta-se na hipótese do "déficit paterno" e do "Um" da função paterna. Tal esquema teórico requer que se retome com rigor o conceito "função paterna" como operador de análises da cultura.

Keywords : psicanálise; interpretação; função paterna; cultura brasileira.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License