SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Raça, gênero e classe social na clínica psicanalíticaAs contribuições de Donald Woods Winnicott para a psicossomática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

BASSO, Fernando; WEINMANN, Amadeu de Oliveira  e  MANO, Gustavo Caetano de Mattos. A atualidade de Hello Brasil!: problematizações sobre a função paterna e a cultura brasileira. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.2, pp. 103-126. ISSN 0101-4838.

Este artigo propõe-se examinar a atualidade de Hello Brasil!, livro do psicanalista Contardo Calligaris publicado pela primeira vez em 1991 e relançado em 2017. Traçando uma leitura crítica, propomo-nos a apresentar o contexto de produção da obra, destacar suas ideias principais, indicar suas potencialidades, assinalar os diálogos com outras produções e identificar seus limites teóricos. A partir dessas análises, que se inscrevem no domínio das interpretações psicanalíticas da cultura brasileira, postulamos que Hello Brasil! sustenta-se na hipótese do "déficit paterno" e do "Um" da função paterna. Tal esquema teórico requer que se retome com rigor o conceito "função paterna" como operador de análises da cultura.

Palavras-chave : psicanálise; interpretação; função paterna; cultura brasileira.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License