SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2As contribuições de Donald Woods Winnicott para a psicossomáticaO (f)ato clínico como ferramenta metodológica para a pesquisa clínica em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

FONSECA, Thales. Crítica da razão clínica em Lacan e sua inflexão política. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.2, pp. 155-184. ISSN 0101-4838.

O presente ensaio busca, em um movimento retroativo, demonstrar que há no que chamamos de uma crítica da racionalidade clínica, realizada por Jacques Lacan no interior do freudismo, um rudimento de crítica da ideologia em sua raiz cínica. Nesse sentido, Lacan teria de alguma maneira se adiantado à ideia de que a modernidade tardia seria perpassada por uma racionalidade cínica, diagnóstico de época que influenciou fortemente filósofos políticos contemporâneos tais como Zizek e Safatle. Assim, buscamos explicitar tal premissa, destacando ainda outros pontos que levam a clínica psicanalítica a coincidir com a crítica social. À guisa de ilustração realizamos ainda uma brevíssima análise da conjuntura política brasileira atual enquanto expressão máxima da ideologia cínica. Partimos, por fim, da perspectiva de que o método crítico e a possibilidade de expansão para além da clínica stricto sensu seriam características inerentes à práxis psicanalítica desde Freud.

Palavras-chave : crítica da razão clínica; crítica da ideologia; crítica social; psicanálise; política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License