SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Critique of clinical reason in Lacan and its political inflectionSocial pathologies and the ideological management of malaise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

WIECZOREK, Rodrigo Traple; KESSLER, Carlos Henrique  and  DUNKER, Christian Ingo Lenz. O (f)ato clínico como ferramenta metodológica para a pesquisa clínica em psicanálise. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.2, pp. 185-213. ISSN 0101-4838.

Este artigo tem origem no amplo campo da relação da psicanálise com a universidade. A partir do reconhecimento de que essa relação é marcada por impasses, mas também por potencialidades, restringimos o foco da nossa pesquisa às possibilidades de pesquisa clínica em psicanálise. Após trabalhar com textos de Freud e Lacan, fizemos um levantamento de algumas metodologias utilizadas para o registro clínico em psicanálise. Assim chegamos ao nosso enfoque na investigação, o fato clínico. Decidimos delimitá-la por sua potencialidade teórica e de formação na psicanálise. Chama a atenção a relativa escassez de publicações a esse respeito. Finalmente destacamos o modo de fazer operar a clínica com a teoria. Sublinhamos os conceitos de ato psicanalítico, ato teórico e ficção, como operadores a partir do real que é a clínica, como suportes privilegiados para forjar os conceitos. A partir da clínica, podemos escrever fazendo contorno no real, construir um caso e propor um fato clínico. Consideramos que são essas ferramentas teóricas que permitem que operemos no campo abstrato, trabalhando hipóteses para tocar o que é de certa forma inacessível na clínica e assim podermos colher os efeitos da psicanálise, viabilizando por essa via a pesquisa no campo.

Keywords : psicanálise; clínica; metodologia; pesquisa clínica.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License