SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Patologias sociais e a gestão ideológica do mal-estarUm lugar ético para o adulto na relação com crianças e adolescentes: Bernfeld e o para além da patologização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

CARNEIRO, Cristiana; VIOLA, Daniela  e  DINIZ, Margareth. Psicanálise e Educação em tempos de indisfarçada brutalidade. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.2, pp. 230-242. ISSN 0101-4838.

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da escuta psicanalítica dos ruídos do tempo, num momento em que os acontecimentos da pandemia ainda estão em curso, logo, em que ainda estamos numa posição de obscuridade em relação à subjetividade da época. Nesse sentido, propõe pensar a "brutalidade" - significante extraído por Freud e Mbembe das pandemias de suas épocas -, que perpassa o discurso atual, numa espécie de língua pandêmica. A partir disso, introduz a relevância do presente dossiê, como contribuição provisória de uma rede internacional de psicanalistas aos desafios atuais da interface Psicanálise e Educação.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License