SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Aspectos econômicos da psique em pandemia: Desprazer de percepção em uma realidade inesperadaO futuro de uma desilusão: Desafios psíquicos em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

MIRANDA, Cássio Eduardo Soares  e  PEREIRA, Marcelo Ricardo. O ato infracional como ato anti-hamletiano de adolescentes sob condição de indignação e revolta. Tempo psicanal. [online]. 2020, vol.52, n.2, pp. 277-301. ISSN 0101-4838.

Partindo da noção de indignação e revolta, com base nas análises freudo-lacanianas de Hamlet, de Shakespeare, este ensaio discute a relação entre desinserção social e ato infracional de adolescentes em conflito com a lei. Para isso, remonta ao conceito de adolescência e de desorientação simbólica para analisar como esses sujeitos, à diferença do personagem shakespeariano, são impelidos a agir mediante a revolta, mesmo que seu ato possa levá-los ao pior. Por meio do caso José, conclui mostrando alguma saída possível para adolescentes criminais que não se reduza nem à paralisia neurótica nem ao ato não dialetizável.

Palavras-chave : adolescência; indignação; revolta; desinserção social; ato infracional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License