SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1The partner-symptom and the conception of the artist: chronicle of Frida Kahlo's birthThe interpretation of the dreams and its relationship with the signifier: a finding that implies the dimension of the loss author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

BRUM, Stephanie. Neurose obsessiva: a construção de uma psiconeurose. Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.1, pp. 30-57. ISSN 0101-4838.

A neurose obsessiva é uma das duas psiconeuroses de defesa descritas por Freud e sobre as quais se baseou fundamentalmente a construção e desenvolvimento de seu modelo de aparelho psíquico. No presente artigo, nos propomos promover um estudo sobre a neurose obsessiva, sua dinâmica e mecanismos de defesa. Para tal, desenvolveremos uma revisão de literatura sobre o tema tomando como ponto de partida a consideração angular de Castel (2011), segundo a qual teria sido a neurose obsessiva e não a histeria a responsável pelo surgimento das bases da psicanálise e da construção da ideia de um aparelho psíquico. A fim de circunscrever a ideia proposta por Castel, nos dedicaremos prioritariamente a um percurso sobre a construção da neurose obsessiva pautados nas proposições freudianas. Seguiremos a linha temporal buscando lançar luz sobre o desenvolvimento de uma forma de organização própria a essa neurose e sua dinâmica do desejo em pauta. Por fim, apresentaremos as considerações de Abraham a partir das quais desenvolveremos a ideia de um movimento de regressão libidinal posta em questão nesses casos, e não uma lógica de fixação a um estágio específico do desenvolvimento libidinal.

Keywords : Neurose obsessiva; desejo; regressão; mecanismos de defesa; libido.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License