SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Depression in Freud: an analysis of the concept from the Freudian theory of libidoRevisiting the transference: a Freudian course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira et al. Desafios e possibilidades do fazer do psicanalista numa equipe interdisciplinar em instituições. Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.1, pp. 126-148. ISSN 0101-4838.

Apresentamos uma revisão crítica de literatura sobre as possibilidades do fazer de um psicanalista numa equipe interdisciplinar no interior de uma instituição. Utilizando a plataforma Scielo com os descritores "psicanálise" e "instituição", localizamos quinze artigos organizados em quatro categorias: o lugar do analista na instituição; apresentação de caso clínico; dispositivos clínicos: escuta da equipe, discussão de casos e supervisão; a psicanálise e as políticas públicas de saúde mental (pós-reforma psiquiátrica); além do item outros. Concluímos que os artigos são ricos em reflexões sobre a relação psicanálise/instituição, mas não apresentam descrição do cotidiano do psicanalista nesses espaços. Ressaltamos a importância de pensar as especificidades da associação livre, da atenção flutuante e do efeito-equipe na práxis analítica no âmbito institucional.

Keywords : Psicanálise; instituição; equipe interdisciplinar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License