SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Challenges and possibilities of the psychoanalyst work in interdisciplinary team within institutionsTeachers' aggressiveness analysis at pedagogical scene: implications for teachers' training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

NOBRE, Márcio Rimet  and  FRANCA, Cassandra Pereira. Revisitando a transferência: um percurso freudiano. Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.1, pp. 149-177. ISSN 0101-4838.

O artigo percorre o delineamento da teoria da transferência ao longo dos anos de produção de Sigmund Freud. Trata-se de um trabalho de revisão teórico-conceitual com intuito de revisitar alguns pontos fundamentais do método psicanalítico. Está estruturado a partir de uma divisão que diz respeito a três momentos: 1) a origem do método, desde o início das investigações clínicas de Freud; 2) seu desenvolvimento, que tem, em seu centro, principalmente o conjunto de artigos técnicos publicados nos anos 1910, portanto, na vigência da primeira tópica; 3) as contribuições posteriores à virada teórica da segunda tópica. Do ponto de vista conceitual, o artigo respeita ainda uma divisão a partir de três diferentes acepções assumidas pela transferência ao longo de seu desenvolvimento na doutrina freudiana: inicialmente como resistência ao trabalho de análise; na sequência, como sugestão, em virtude da influência do analista; e, posteriormente, como repetição, tendência observada por Freud, sobretudo nos pacientes neuróticos do pós-Guerra. Ao longo do trabalho, outros conceitos - tais como defesa, recalcamento, interpretação e o binômio associação livre e atenção flutuante - são abordados em função da proximidade com o tema central.

Keywords : Transferência; resistência; repetição; técnica psicanalítica.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License