SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Revisitando a transferência: um percurso freudianoPsicanálise e normatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

OLIVEIRA, Andréa Pires de; BELO, Fábio Roberto Rodrigues; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de  e  GONZAGA, Katherinne Rozy Vieira. Análise da agressividade docente na cena pedagógica: implicações para a formação de professoras(es). Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.1, pp. 178-201. ISSN 0101-4838.

A partir da teoria psicanalítica laplancheana e winnicottiana da agressividade, objetivou-se analisar a agressividade de uma docente e seus efeitos na cena pedagógica através do estudo de caso de uma professora da Educação Infantil. Numa pesquisa qualitativa, recorrendo à triangulação entre observação, entrevista e grupo focal, tomou-se como unidade de análise a cena pedagógica (definida como o conjunto de interações entre docentes e discentes e dos significados intersubjetivos dessas interações nos vínculos envolvendo esses sujeitos). Constataram-se condutas docentes agressivas na interação com alunos da turma, o que levou à hipótese de que as dificuldades subjetivas da professora em lidar com a própria agressividade interferiam no manejo da agressividade discente. Considerando a subjetividade da docente, a participação da professora em formação docente continuada promovida durante a pesquisa viabilizou a tomada de consciência de novos arranjos relacionais entre a professora e as crianças de sua turma, favorecendo a qualidade do seu manejo.

Palavras-chave : Agressividade docente; cena pedagógica; teoria psicanalítica; formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License