SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Psichoanalysis and normativityMirages of the Ego: anguish, desire and aesthetic production of the ideal female body author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

ALCANTARA, Samuel; MARTINS, José Clerton de Oliveira; BARBOSA JUNIOR, Francisco Welligton de Sousa  and  LIMA, Maria Celina Peixoto. Notas sobre o mal-estar na cibercultura em tempos de hiperaceleração digital. Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.1, pp. 221-248. ISSN 0101-4838.

Toda transformação tecnológica nos convida a refletir sobre nossas formas de compreensão dos fenômenos sociais e seus impactos nos sujeitos. Hoje, temos à nossa disposição inúmeras máquinas que respondem a necessidades humanas e, mesmo assim, com as aparentes facilidades proporcionadas pela cibercultura, parece que continuamos em estado de alerta, esperando pela próxima informação e notícia, esperando sempre pela próxima urgência que surgirá em nossa tela. Nossa experiência existencial do mal-estar frente ao processo cibercultural ganha novos contornos. A hiperconexão imersiva no digital parece produzir um sentimento de instantaneidade que nos impede a reflexão e a experiência de ócio. Questões sobre a compreensão acerca dos efeitos subjetivos que tal forma de vida acarreta à humanidade começam a despertar o interesse de vários campos do conhecimento. Portanto, tomando a noção psicanalítica de mal-estar, este estudo, de natureza teórico-bibliográfica, objetiva proporcionar compreensões sobre o fenômeno da hiperaceleração digital, promovendo um diálogo entre a psicanálise e os estudos sobre a contemporaneidade e o ócio. Nesse contexto, a psicanálise, ao se colocar como um espaço de experiência que produz efeitos de significação, permitiria ao sujeito ocupar uma posição para além do lugar que lhe cabe em uma sociedade hiperacelerada, parecendo, dessa maneira, fornecer algumas pistas para se pensar sobre a experiência de ócio na cibercultura e sua respectiva importância.

Keywords : Psicanálise; cibercultura; digital; ócio.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License