SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Mirages of the Ego: anguish, desire and aesthetic production of the ideal female bodyPsychoanalysis and rules games: theoretical-clinical notes in light of latency work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

MARCOS, Cristina Moreira  and  CAROZZI, Silvane. Uma baliza de método: as relações entre literatura e psicanálise. Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.1, pp. 279-300. ISSN 0101-4838.

A relação entre a literatura e a psicanálise frequentemente é entendida dentro de um modelo mecanicista da "aplicação" dos conceitos psicanalíticos à obra literária. Tal prática tem sido objeto de pertinentes críticas, cujo alvo seria revelar o caráter reducionista desse procedimento no que diz respeito à literatura e também à psicanálise. O artigo discute a relação entre a literatura e a psicanálise indicando que a leitura que nos interessa não se alinha à aplicação dos conceitos psicanalíticos à obra literária. Parte-se da ideia de que "a verdade se revela numa estrutura poética" para localizar a relação dialógica entre a literatura e a psicanálise, deslocando a ideia de "aplicação" para a de "implicação" e desta para uma "prática da letra", através da qual seja possível executar sua potência. Encontra-se em Lacan a chave de leitura que orienta a relação da psicanálise com a literatura: "isso não é um madrigal, mas uma baliza de mé todo".

Keywords : Psicanálise; literatura; método; interpretação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License