SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Leitores advertidos: desconstrução, psicanálise e leituras do retorno a FreudO reconhecimento de um "não-lugar" na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

TONETTO, Ana Paula Mucha; BARBIERI, Valeria; ANDRADE, Marcela Lança de  e  SQUIRES, Claire. Contribuições psicanalíticas para o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma revisão da literatura. Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.2, pp. 52-82. ISSN 0101-4838.

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade é considerado o principal transtorno do neurodesenvolvimento em crianças. A etiologia não é bem descrita, permitindo o estabelecimento de várias hipóteses causais. A psicanálise ajuda a compreender essas realidades psíquicas como resultado de um complexo jogo de fatores inconscientes e da realidade, levando em conta aspectos biológicos e sociais. Para esta revisão, os descritores "Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade" e "Psicanálise" foram utilizados em três idiomas (português, inglês e espanhol). Foram selecionados 32 artigos entre janeiro de 2006 e fevereiro de 2018, nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Embase e Scopus. Observou-se o aumento de estudos que relacionam o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade à Psicanálise, bem como um crescimento no desenvolvimento de estratégias terapêuticas nas diferentes teorias psicanalíticas.

Palavras-chave : Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; Psicanálise; Revisão; TDAH.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License