SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Aportes de Freud al estudio de la memoria colectivaAlteridad en los Estados Límites y adultez joven: Una perspectiva psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

BERMUDEZ, Edgar Alfonso Acuña. Características clínicas em adolescentes de acordo com a abordagem dinâmica e psicanalítica. Tempo psicanal. [online]. 2021, vol.53, n.2, pp. 264-292. ISSN 0101-4838.

Em termos gerais, a adolescência estende-se desde o momento da maturidade sexual até a idade em que a independência é legalmente garantida da autoridade do adulto.A passagem pelo período adolescente é um tanto bagunçada e nunca em linha reta. De fato, a consecução dos objetivos da vida mental que caracterizam as diferentes fases do período da adolescência é, muitas vezes, contraditória em sua direção e qualitativamente heterogênea; isto é, essa progressão, digressão e regressão se alternam em evidência, pois entendem temporariamente objetivos antagônicos. Em relação à escolha do objeto adolescente, o estado físico e mental geralmente associado à adolescência (tanto na adolescência precoce quanto na própria adolescência) possui qualidades muito diferentes da fase pré-adolescente. A etapa de representação da imagem corporal na adolescência é importante, pois é nessa fase que o adolescente se depara com alterações físicas (crescimento de órgãos sexuais, aumento da atividade hormonal, capacidade reprodutiva, entre outras), mudanças intelectual ou emocional (capacidade de fazer julgamentos de seu próprio valor etc.) e três crises: identidade, autoridade e sexual, aspectos fundamentais que influenciam a percepção do seu corpo. Durante a adolescência propriamente dita, há uma mudança decisiva em direção à heterossexualidade e uma renúncia final e irreversível ao objeto incestuoso.

Palabras clave : Adolescência; psicanálise; crise; escolha de objeto; impulsos; genitalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License