SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Olhar para o mundo das imagens: uma leitura psicanalíticaA dupla volta da subjetivação em Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

DRAWIN, Carlos Roberto et al. Considerações psicanalíticas sobre o risco na adolescência: relações entre a aposta de pascal e as "figuras diabólicas" na literatura. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.1, pp. 110-133. ISSN 0101-4838.

Este artigo apresenta uma discussão sobre a leitura lacaniana da Aposta de Pascal e sobre a dimensão do desejo, destacando as condutas de risco da adolescência e, especialmente, aquilo que muitas vezes é colocado sob o nome de uma tentação diabólica. Neste percurso buscou-se uma aproximação entre psicanálise e literatura, utilizando-se de textos cujos personagens entregam suas almas em pactos diabólicos, como as obras O diabo Enamorado, de Cazotte (1772), O Fausto, de Goethe (1790-1832), O Mandarim (1880), de Eça de Queiroz, Grande Sertão Veredas (1956), de Guimarães Rosa e Os demônios (1871), de Dostoiévski. Para apontarmos como o desejo pode se articular pela via das tentações inconscientes, aproximamo-nos das lógicas das figuras diabólicas e, por meio das narrativas dos adolescentes, estabelecemos a sua possível relação com o luto impossível, a recorrência do tédio, o preço da riqueza, a afirmação viril e a disposição da revolta.

Palavras-chave : Psicanálise; Adolescência; Literatura; Risco; Pacto Diabólico.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License