SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Considerações psicanalíticas sobre o risco na adolescência: relações entre a aposta de pascal e as "figuras diabólicas" na literaturaConsiderações sobre parcerias amorosas e excessos em algumas mulheres toxicômanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

BULAMAH, Lucas Charafeddine  e  KUPERMANN, Daniel. A dupla volta da subjetivação em Winnicott. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.1, pp. 134-155. ISSN 0101-4838.

O propósito principal deste texto é o de avaliar a pertinência do conceito de subjetivação à guisa da contribuição de Donald Winnicott. Tradicionalmente associadas ao desenvolvimentismo psicológico e mais recentemente ao identitarismo, as ideias do psicanalista inglês têm ficado de fora dos debates contemporâneos acerca da desconstrução do sujeito e da crítica às identidades. Pretendemos reposicionar Winnicott nesse debate avançando à ideia de uma subjetivação propriamente histórica e contingente, caracterizada pelo que chamamos de uma dupla volta, a primeira sendo a que organiza a posição pré-subjetiva que Winnicott chamou de being; e a segunda, a emergência do sujeito propriamente dito a partir da dialética da destruição x sobrevivência do outro.

Palavras-chave : Psicanálise; Relações objetais; Donald Woods Winnicott; Subjetivação; Pós-estruturalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License