SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Cómo triunfar en publicidad con Massumi, Shaviro y Whitehead: cine y evento comunicacionalDevir-onça: "Meu tio Iauaretê", de João Guimarães Rosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

LOBO, Amanda Souza Ávila  y  GUSMAO, Milene de Cássia Silveira. Desrostificação e nomadopolítica em bla bla bla (1968), de Andrea Tonacci. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.2, pp. 61-90. ISSN 0101-4838.

Este texto é fruto de parte da pesquisa de doutorado em que buscamos defender, nas três primeiras produções do cineasta Andrea Tonacci, um nomadismo do pensamento, haja vista que, com suas imagens fílmicas, ele realiza um esforço de criação que foge ou faz fugir os mecanismos de poder e controle, optando pelo que vai além da opinião, dos clichês e da conservação, buscando doar um caráter revolucionário e minoritário à sua arte, possibilitando maquinar e construir junto a sua imagem novos sentidos, por meio da promoção do encontro capaz de fazer explodir as forças intensivas e ativas uma vez presentes nelas. Aportamo-nos no média-metragem Bla Bla Bla (1968), de forma a buscar perceber como, nesta película, Tonacci realiza movimentos inventivos de desrostificação, capazes de denunciar o esgotamento de um rosto político e abrir a sua imagem a novas possibilidades, realizando, com isso, uma nomadopolítica, atitude típica de um cinema-menor.

Palabras clave : Andrea Tonacci; Bla Bla Bla; desrostificação; nomadopolítica; cinema-menor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License