SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Tramas do racismo e das violências na infância brasileira: a obra de arte "Amnésia"Mestrias antigas e posições analíticas: a psicanálise à luz de Michel Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

CUNHA, Eduardo Leal. A multidão das dissidências de gênero e a clínica psicanalítica. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.2, pp. 161-180. ISSN 0101-4838.

Pretende-se discutir o horizonte ético político de uma clínica que se articula à ideia de uma multidão de minorias a partir da consideração de experiências transidentitárias, ancoradas na recusa da norma binária de gênero. Para tanto, parte-se de uma breve consideração histórica da apropriação psicanalítica da dita transexualidade, indicando deslocamentos entre a figura do dito transexual verdadeiro, descrita por Robert Stoller, e as formas contemporâneas de dissidências de gênero para em seguida determo-nos na crítica a um aspecto central de tal apropriação: a ênfase no modelo diagnóstico-etiológico. Por fim, propomos a consideração da clínica psicanalítica como campo de experimentação ética, sustentado por uma atitude crítica que interrogue permanentemente as formas hegemônicas de subjetivação e de laço social.

Palavras-chave : Transidentidades; Psicanálise; Ética; Subjetivação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License