SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Midiatização e linguagem: poesia, pensamento e resistência na era do capitalismo informatizadoArchivo del modernismo y la brasilanidad en Mario de Andrade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

AMARO, Tainá Valente  y  MATTOS, Amana Rocha. "Eu quero uma psicóloga preta": prática clínica, racialização e identificações no contemporâneo. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.2, pp. 297-325. ISSN 0101-4838.

Neste artigo, analisamos a relação entre psicólogas pretas e pacientes pretas, considerando questões como a representatividade negra no campo da clínica, o racismo estrutural na formação e campo profissional e as identificações entre pacientes e profissionais psi, pautando a potência da coletividade preta na psicologia. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis psicólogas clínicas da cidade do Rio de Janeiro. Suas falas foram analisadas a partir do referencial feminista interseccional e dos estudos de relações raciais. A análise das entrevistas aponta o aumento da procura, por parte de pessoas pretas, por psicólogas pretas, principalmente por não sentirem acolhimento e escuta qualificada de questões relacionadas ao racismo em seus atendimentos com profissionais brancos.

Palabras clave : Psicólogas Pretas; Interseccionalidade; Raça; Subjetivação; Clínica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License