SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue2Archive of modernism and brazilianness in Mario de AndradeOwn body: approaches between psychoanalysis and psychomotricity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

NOVAES, Joana de Vilhena. Corpo feminino e sexualidade: gordura, feiura e exclusão social. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.2, pp. 357-380. ISSN 0101-4838.

O presente artigo busca investigar o lugar do corpo na atualidade, uma vez que ele nunca é totalmente apreendido pelos dispositivos culturais que possibilitem sua submissão completa às expectativas sociais. Neste sentido, é legítimo afirmar haver certa dificuldade epistêmica, no que tange às disputas de narrativas em torno do corpo gordo. Culturalmente legitimado, observamos um discurso dominante que sugere a responsabilização do sujeito por sua condição corporal. De modo análogo, a criminalização da gordura aumenta quando a sobrepomos à questão de gênero, conforme ilustrarão algumas vinhetas; fruto de entrevistas realizadas anteriormente pela autora, na pesquisa que desenvolve sobre corpo feminino, imagem, sofrimento psíquico e regulação social. A "feiura" ou o "estranho", muitas vezes poderão ser tomados como uma mensagem, cuja força reside, justamente, na sua surpreendente apresentação. Neste sentido, as práticas corporais podem ser compreendidas em um cenário de indiferenciação, na estetização da vida cotidiana, de sujeição ao discurso do outro, mas também, como uma contestação, como problematização do estatuto do corpo na contemporaneidade.

Keywords : Corpo feminino; gênero; gordura; feiura e exclusão social.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License