SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue2Female body and sexuality: fatness, ugliness and social exclusionInequalities, helplessness and solidarity in the online clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

SOUSA, Cleuber Cristiano de  and  NOVAES, Joana de Vilhena. Corpo próprio e próprio corpo: aproximações entre psicanálise e psicomotricidade. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.2, pp. 381-394. ISSN 0101-4838.

Este artigo trata da relação dinâmica da unicidade mãe-bebê, que vivencia todos os cuidados maternos e experiencia múltiplas sensações ofertadas pela preocupação materna primária. O momento inicial de ambiência satisfatória se distingue dos demais, pelo abandono quase total do narcisismo materno, em função da identificação com o bebê, tornando-se, assim, uma mãe suficientemente boa. Neste trabalho, a percepção do corpo e das vivências corporais se relacionam à constituição do psiquismo na fase primária infantil. As experiências do corpo, neste universo de sensações, e o desenvolvimento emocional se fundam à abordagem do diálogo tônico nas tensões emocionais. A teoria de Winnicott, que pinça o cuidado materno sempre que perceptualmente o bebê é pinçado, seja na capacidade perceptual auditiva ou visual, particulariza uma vivência de unidade, com uma dependência absoluta do bebê pelos cuidados da mãe. Estes primados são condições essenciais para os estados de tensão e relaxamento tônicos, em momentos alternados de necessidade e satisfação. Os estados de excitação e tranquilidade do bebê são expressos pela tensão tônica e este tipo de linguagem corporal é especialmente vivenciado pelo infante durante a maternagem, sendo um facilitador da personalização desse sujeito que já existe no mundo.

Keywords : Psicomotricidade; Diálogo Tônico; Tonicidade; Unicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License