SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número1O feminino na fantasia: entre a dialética do desejo em Lacan e a fantasia social em ZizekMapas da psicanálise contemporânea: a linguagem em André Green e Thomas Ogden índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

OLIVEIRA, Gessé Duque Ferreira de  e  CORREA, Hevellyn Ciely da Silva. Entre encontros faltosos e excessivos: laços amorosos e uso de tecnologias para pensar o sujeito. Tempo psicanal. [online]. 2023, vol.55, n.1, pp. 32-56. ISSN 0101-4838.

A cada dia, o mundo tem se virtualizado mais. Não só estabelecemos laços por intermédio da virtualidade, mas tentamos também estabelecer laços com esses pequenos objetos da tecnociência: os gadgets. Partindo disso, este artigo tem como objetivo explorar o laço social que há entre os sujeitos e seus objetos de consumo, como podemos perceber no filme her, no qual um homem se apaixona pela voz de um sistema operacional. Para tanto, utilizamos a teoria dos discursos de Lacan, que nos ajudou a trabalhar questões do sujeito e do laço social a partir do uso da tecnologia e reconhecendo nela algo do sujeito e também do laço, bem como pensar seus limites e possibilidades aí postos.

Palavras-chave : Laço social; discurso; fantasia; discurso do capitalismo; filme her.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License