SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número1Uma nova voz, um novo olhar: armadilhas da formação humorísticaContribuciones psicoanalíticas a una revisión narrativa de la depresión infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

CAMARA, Leonardo  y  HERZOG, Regina. Ferenczi e a mutualidade expressiva. Tempo psicanal. [online]. 2023, vol.55, n.1, pp. 186-207. ISSN 0101-4838.

O propósito deste artigo é apresentar uma nova "terminologia" que organize, torne inteligível e lance luz sobre algumas experiências clínicas empreendidas por Sándor Ferenczi quando do tratamento de sujeitos com histórico de trauma. Propomos designar, sob o termo "mutualidade expressiva", o gesto do analista de se permitir expressar o impacto dos afetos que lhe são provocados pelas expressões emocionais do analisando, produzindo repercussões profundas neste último. A mutualidade expressiva coloca em relevo três pontos trabalhados por Ferenczi, e que serão discutidos ao longo deste artigo: i) a construção da confiança e o remanejamento da dinâmica da clivagem; ii) o desenvolvimento do afeto que foi interrompido quando do desmentido; iii) a reconsideração crítica da postura técnica de neutralidade e indiferença do analista.

Palabras clave : Ferenczi; trauma; clínica; expressão; psicanálise.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License