SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1Possible dreams and the transferential relationshipPsychoanalysis and Education: what can a psychoanalyst do in a school nowadays? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

KLIPAN, Marcos Leandro. Psicanálise e gêneros: reflexões sobre as produções psicanalíticas entre as décadas de 1980-1990. Tempo psicanal. [online]. 2023, vol.55, n.1, pp. 249-274. ISSN 0101-4838.

Este artigo tem o objetivo de investigar publicações psicanalíticas em diálogo com o tema dos gêneros. Isso porque percebemos que houve um aumento significativo dessas produções nos principais periódicos do mundo a partir do início dos anos 2000. Partimos da hipótese de que as teorias feministas podem ter convocado a Psicanálise a responder as críticas que recebeu nas décadas anteriores. Baseamos nossa pesquisa na metodologia conhecida como historiografia psicanalítica e procedemos com o recorte temporal correspondente aos anos de 1986 a 1997, uma vez que esse período se referiu às primeiras publicações psicanalíticas identificadas nesse aumento de produções já mencionado, mas que ainda não versaram diretamente a um diálogo mais profundamente político.

Keywords : Psicanálise; Gêneros; Historiografia Psicanalítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License