SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Lucas. O dar-se a ver e a constituição do sujeito: Segunda parteCondenação, Desmentido, Divisão - o não-querer-saber sobre a perversão1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

BORGES, Juliana Marques Caldeira et al. Perversão e infância e adolescência. Reverso [online]. 2004, vol.26, n.51, pp. 109-113. ISSN 0102-7395.

Através de percurso em Freud e Lacan o grupo interroga a perversão na infância, passando pelo polimorfirmo perverso na sexualidade infantil, acirrada com a visão da diferença anatômica entre os sexos, que faz a criança criar teorias sexuais e fantasias. A mãe fálica e o fetiche são soluções imaginárias concernentes aos complexos de Édipo e de castração. A perversão é uma posição particular diante do Édipo, com uma falha na simbolização da lei: o desmentido. A sexualidade precisa de um segundo tempo lógico separado pelo período de latência, para confirmar em ato uma posição de gozo fixada que a adolescência franqueia. Distingue-se o traço perverso e a estrutura perversa levando-se em conta que, no caso da Psicanálise com criança, se deve descolá-la do fantasma familiar e ajudá-la na construção do seu próprio fantasma.

Palavras-chave : Sexualidade infantil perverso-polimorfo; Mãe fálica; Fetiche; Complexos de Édipo e de castração; Denegação; Alienação/Separação; Segundo tempo lógico da sexualidade; Latência; Traço de estrutura perversa; Fantasia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License