SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue55Negative therapeutical reaction: clinical incidentsThe absent woman and the overwhelming femininity in Sarapalha author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

CHAVES, Messias Eustáquio. Cortes e efeitos: a psicanálise é o efeito de um corte. Reverso [online]. 2008, vol.30, n.55, pp. 65-72. ISSN 0102-7395.

Este texto procura demonstrar que a psicanálise é o efeito de um corte. Trata-se de um corte pontual realizado por uma das primeiras pacientes de Freud. A partir dos efeitos desse corte, a escuta e o desejo de Freud conduziram-no à construção científica do corpo teórico da psicanálise. Além disso, o texto mostra que é possível identificar na obra de Freud dez outros momentos de cortes, que produziram efeitos cruciais no movimento psicanalítico e no desenvolvimento da teoria da clínica analítica.

Keywords : Corte; Efeito a posteriori; Saber; Associação livre; Transferência; Linguagem; Inconsciente; Sexualidade; Recalque; Retorno do recalcado; Sintoma; Fantasia; Desejo do analista; Discurso da histérica; Discurso analítico; Ato analítico; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License