SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue56From anxiety to the analyst’s wishThe psychoanalyst’s body: possible impacts of clinical pratice on the psychoanalyst’s body author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

BARBOSA, Anna Carolina Andrade. A angústia como incidência clínica do irrepresentável da pulsão: desamparo, trauma e repetição. Reverso [online]. 2008, vol.30, n.56, pp. 41-59. ISSN 0102-7395.

As inquietações que nos trouxeram a estas investigações surgiram a partir de minha experiência clínica. O que causa meu trabalho teórico e o que instiga minha escrita como analista é a escuta de meus pacientes. De algum modo os efeitos desta produção devem a eles retornar. E acredito que é nesta tensão entre o singular (o inédito que se apresenta na escuta de cada paciente em nossa clínica) e o universal (que toda teoria pretende) que a transmissão da psicanálise pode acontecer com mais rigor e vigor. Foi no contexto da escrita da dissertação de Mestrado, concluída em julho de 2006, “Inscrição e destinos do irrepresentável da pulsão: deslizamentos teóricos e incidências na clínica psicanalítica”1, que a abordagem do tema da angústia se impôs. Realizamos uma retomada de textos freudianos e assinalamos os desdobramentos na teoria freudiana da angústia que realçam a presença de elementos do domínio do irrepresentável, através de um deslizamento conceitual sobre desamparo, trauma, compulsão à repetição e pulsão de morte.

Keywords : Angústia; Irrepresentável; Pulsão; Desamparo; Trauma; Compulsão à repetição; Pulsão de morte; Real; Clínica psicanalítica; Transferência; Construções; Arcaico e originário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License