SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue58Social bonds: an illusion to face abandonmentDreams, anguish and alienation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

RIBEIRO, Maria Mazzarello Cotta. Neurose de angústia e transtorno de pânico. Reverso [online]. 2009, vol.31, n.58, pp. 43-51. ISSN 0102-7395.

Partindo da afirmativa lacaniana “a angustia é o que não engana” até a perplexidade do sujeito diante da pergunta “Como você quer que eu me posicione?”, este texto faz um levantamento histórico dos primeiros estudos sobre as crises de angústia e os ataques de pânico. Retoma o estudo sobre a Neurose de Angústia feito por Freud, cuja descrição nosográfica foi a usada pelas classificações psiquiátricas até 1980. Neste percurso, podemos acompanhar como a expressão Síndrome de Pânico veio em substituição à nomenclatura anterior, chegando a Transtorno de Pânico. É abordada ainda a evolução do conceito de angústia e sua apresentação clínica nos indivíduos submetidos ao real que os invade. As posições de sujeito e objeto são evidenciadas, revelando a falência do funcionamento psíquico diante de um desamparo radical, levando ao desvanecimento do sujeito. As questões clínicas referentes ao tratamento psicanalítico e psiquiátrico desses pacientes são trazidas à discussão através do relato de uma sintomatologia exuberante e de uma pesquisa das fantasias inconscientes que compõem todo o quadro.

Keywords : Angústia; Neurose de Angústia; Síndrome de Pânico; Transtorno de Pânico; Sintomatologia; Libido; Falta; Posição de Sujeito e Objeto; Real; Simbólico; Imaginário; Objeto a; Desamparo radical; Gozo; Desejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License