SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue58Anxiety neurosis and panic disorderA baby who runs the risk of being autistic, and multiple treatment: is it possible to revert this case? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

COUTINHO, Alberto Henrique Soares de Azeredo. Sonhos, angústia e alienação. Reverso [online]. 2009, vol.31, n.58, pp. 53-62. ISSN 0102-7395.

Embora Freud tenha inicialmente reconhecido em “Interpretação dos sonhos” que os sonhos de angústia pareciam contradizer sua formulação essencial de serem os sonhos realizações de desejos, esforçou-se teoricamente ao longo da obra em adequá-los à sua genial proposição fundamental sem, contudo, satisfazer-se com suas próprias explicações e terminando por caracterizá-los como uma falha na produção onírica e como “um problema da angústia e não um problema dos sonhos”. O caráter enigmático dos sonhos de angústia tem, desde então, desafiado a Psicanálise a dar-lhes uma direção interpretativa que contemple simultaneamente a teoria dos sonhos e o conceito de angústia. Partindo das operações de alienação e separação que alicerçam a constituição do sujeito, tal como Lacan propôs, apresenta-se neste trabalho a tese de que o sonho de angústia é, no sono, um equivalente clínico da experiência de desrealização na vigília.

Keywords : Sonhos; Angústia; Sonho de angústia; Operação de alienação-separação; Constituição do sujeito; Desejo; Aniquilamento; Desrealização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License