SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número59A melancolia e suas interfaces com o objeto aSuicídio e laço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

MIRANDA, Cássio Eduardo Soares. A angústia na cena contemporânea e os avatares da masculinidade. Reverso [online]. 2010, vol.32, n.59, pp. 55-60. ISSN 0102-7395.

O presente trabalho1 discute o mal-estar masculino na cena contemporânea, levando-se em consideração o quadro de angústia instalado no campo da masculinidade diante das exigências que são impostas ao “novo homem”. Apostamos que a angústia e o mal-estar encontram-se associados às modificações identificatórias na contemporaneidade que fizeram vacilar as representações fundadas no contexto edipiano. Assim, buscaremos discutir como esse “novo homem”, que é construído pelo discurso midiático2, forma um imaginário social em torno da virilidade, causando aquilo que pode ser chamado de crise de identidade. Por fim, defendemos a ideia de que a crise de identidade masculina, com seu efeito angustiante, relaciona-se a um certo declínio do pai, com seus variados efeitos no laço social.

Palavras-chave : Angústia; Laço social; Declínio paterno; Masculinidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License