SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue60Sexuality in adolescence: the awakening of AnneLate intervention: reflections on a possible intervention in the infantile autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

ARAUJO, Gabriela de  and  LERNER, Rogério. Discussão da noção de intersubjetividade à luz de contribuições da psicanálise. Reverso [online]. 2010, vol.32, n.60, pp. 35-42. ISSN 0102-7395.

O presente trabalho propõe uma discussão sobre a noção de intersubjetividade e o conceito de pulsão, ambos fundamentais para pensar o desenvolvimento e o processo de emergência psíquica do recém-nascido. Embora oriundos de perspectivas teórico-metodológicas distintas, a psicologia do desenvolvimento e a psicanálise, algumas articulações podem ser tecidas entre os mesmos, ensejando avanços no estudo sobre a construção do laço entre o bebê e seus cuidadores. Como releitura da noção de apoio sugerida por Freud (1905), sustenta-se a tese de que a capacidade intersubjetiva inata do bebê, experimentada no enlaçamento com seus cuidadores, serve como plataforma de lançamento da pulsão, permitindo que esta se constitua como circuito (Laznik, 2004, 2006, 2007).

Keywords : Pulsão; Intersubjetividade; Psicanálise; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License