SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número60As marcas corporais: o corpo como depositário das fantasias inconscientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

CHAVES, Messias Eustáquio. D3@dúvidas.3: um caso de fobia numa neurose obsessiva. Reverso [online]. 2010, vol.32, n.60, pp. 67-71. ISSN 0102-7395.

Este é um atendimento clínico, acontecido durante o ano de 1998, interrompido com seis meses de percurso, que o autor publica acreditando ser uma experiência clínica rica em seu conteúdo e que prova quanto aprendemos com os nossos pacientes. Trata-se de um caso de fobia, que estou nomeando como medo de errar (fobia de cometer erros e ser castigado), presente numa estrutura obsessiva, com manifestações de defesa repetidamente compulsivas. O desejo do analista não foi suficiente para conduzir o tratamento até o seu final.

Palavras-chave : Demanda; Clínica psicanalítica; Desejo do analista; Angústia; Fobia; Diagnóstico; Sintoma; Fantasia; Transferência; Sexualidade; Trauma; Recalque; Retorno do recalcado; Inconsciente; Repetição; Compulsão; Gozo; Neurose obsessiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License