SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue61From the yes to the no: comments about denialDoes psychoanalysis have tools to think about the evil?: A study about the book "The Spirit of the Evil' by Nathalie Zaltzman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

GUIA, Elisa Rennó dos Mares. O desejo do analista e a não especificidade da clínica psicanalítica. Reverso [online]. 2011, vol.33, n.61, pp. 39-46. ISSN 0102-7395.

O artigo aqui apresentado visa percorrer alguns textos de Freud, Lacan e outros psicanalistas para levantar algumas questões sobre o desejo do analista e a não-especificidade da clínica psicanalítica. A posição do analista consiste em um lugar não ocupado, que não pode ser descrito em poucas páginas ou elucidado somente através de palavras. Por essa razão, este trabalho recorre a situações clínicas apresentadas por Freud e Lucia Tower que, em um segundo momento, são interrogadas por Lacan. Uma vez trabalhada esta questão - trabalhada e não esgotada -, verifica-se que algumas conclusões tocam a questão da especificidade ou não especificidade da clínica psicanalítica. Assim, este trabalho seria um ensaio ou uma reflexão sobre o lugar do analista em sua prática.

Keywords : Contratransferência; Posição de analista; Especificidade; Desejo; Clínica; Inconsciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License