SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número61O desejo do analista e a não especificidade da clínica psicanalíticaA economia de gozo e a constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

VILLA, François. A psicanálise tem meios para refletir sobre o mal?: Estudo feito em torno do livro "O espírito do mal", de Nathalie Zaltzman. Reverso [online]. 2011, vol.33, n.61, pp. 47-57. ISSN 0102-7395.

O papel desempenhado por Nathalie Zaltzman no pensamento e na clínica psicanalítica contemporânea é apresentado pelo autor, tomando como destaque suas reflexões sobre o mal, suas origens e seus efeitos na cultura. Inevitável é o questionamento sobre a posição da psicanálise diante do que denomina o espírito do mal, sua essência e suas incidências no sujeito e nos grupamentos humanos. Decorre daí uma indagação sobre que meios teria a psicanálise para investigar e tratar esse fenômeno que perpassa ao longo de toda nossa história.

Palavras-chave : Espírito do mal; Cultura; Mal-estar na cultura; Psicologia das massas; Crimes contra a humanidade; Repetição; Sentimento inconsciente de culpa; Totemismo; Horda primeva; Neoformação social; Ontogênese; Filogênese.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License