SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue62Impasses of courtly loveMovie: “Black Swan”: some comments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

SCHAUDER, Claude; KLEIN-MELONIO, Maryse; CIANI-HOLTZ, Anne  and  DUFOUR, Véronique. Quando o caminho que leva do coração à boca deve passar pela mão.Translated byCarlos Antônio Andrade Mello. Reverso [online]. 2011, vol.33, n.62, pp. 29-41. ISSN 0102-7395.

Os autores apresentam um relato extraído de sua própria experiência clínica, baseada na prática e conceitos estabelecidos por Françoise Dolto, quando esta se interessou pelo sentido das produções verbais e plásticas de crianças com debilidade mental, jovens esquizofrênicos e neuróticos graves, utilizando o desenho e a modelagem. A partir do conceito de Imagem Inconsciente do Corpo (IIC) daquela autora, um paciente é acompanhado e é registrada sua evolução através do desenho, de intervenções sobre o corpo e de manifestações associadas da linguagem. Tais procedimentos visam permitir à criança associar seus atos motores e sua produção gráfica com palavras que a identificam, permitindo, mesmo dentro de sua limitação estrutural, a introdução no espaço simbólico em que está inserida.

Keywords : Imagem Inconsciente do Corpo; IIC; Debilidade mental; Psicose; Castração simbolígena; Ato simbólico; Psicomotricidade; Fobia de toque; Zonas erógenas; Corpo fragmentado; Rearranjo narcísico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )