SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue62When the path leading from the heart the mouth must pass by the handThe dialectic of love: a reading of Destruction, by Carlos Drummond de Andrade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

MEDIOLI, Cristina Gaoni. O filme: “Cisne Negro”: alguns comentários. Reverso [online]. 2011, vol.33, n.62, pp. 43-46. ISSN 0102-7395.

Nina, a protagonista do filme “Cisne Negro”, é uma bailarina clássica em busca da perfeição. À medida que ela avança em direção a essa meta, os limites entre a realidade e a alucinação vão se atenuando e levam a sensações muito perturbadoras. Sabendo que nem tudo pode ser representado no palco da vida, vemos que a pulsão da morte acaba puxando Nina para o abismo. Assim, o fim da peça do que pode ser representado coincide também com o fim da vida da protagonista. Nesta tragédia, Érika, a mãe de Nina, assiste impotente ao desfecho de todos os seus sonhos. Nina nunca mais será a doce menina que, encarnando a perfeição, deveria resgatar as frustrações profissionais da mãe. Saindo de cena, Nina não vai mais ter que enfrentar as investidas de Thomas, o diretor artístico que queria estimular nela a audácia, a ousadia e a sedução, não vai mais precisar aprender a seduzir os outros, pois no caminho de sua vida, foi ela que foi levada pela trágica força sedutora do Real da morte.

Keywords : Impasses na relação mãe-filha; Devastação; Tentativas de separação; Real da morte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )