SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número62O filme: “Cisne Negro”: alguns comentáriosPS - Pulsão e Sublimação: a trajetória do conceito, possibilidades e limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

OLIVEIRA, Edson Santos de. A dialética do amor: uma leitura de Destruição, de Carlos Drummond de Andrade. Reverso [online]. 2011, vol.33, n.62, pp. 47-54. ISSN 0102-7395.

Este artigo pretende fazer uma leitura do soneto Destruição, de Carlos Drummond de Andrade. Partindo de categorias como amor e ódio, pulsão de vida e pulsão de morte, tentaremos mostrar que há uma relação dialética entre esses polos, que são recriados poeticamente pelo escritor mineiro, tanto no plano da macro como da microestrutura do soneto. As camadas fônicas e morfossintáticas do texto mimetizam o movimento de fusão e destruição dos amantes. Nesse movimento, Drummond nos leva a perceber que o amor tem algo de perda e que esta dialoga com a falta e com a pulsão de morte, apontando para a negação (traço fundamental da linguagem) e para a constituição do sujeito.

Palavras-chave : Destruição; Drummond; Pulsão; Amor; Ódio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )