SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número63Inconsciente e clínica psicanalítica contemporâneaO inconsciente seria politicamente incorreto? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

MOREIRA, Ana Cleide Guedes. Delicadezas do Eu: fundamentos da vulnerabilidade. Reverso [online]. 2012, vol.34, n.63, pp. 25-32. ISSN 0102-7395.

Neste trabalho analisa-se a hipótese metapsicológica segundo a qual o impacto subjetivo de um diagnóstico de HIV Aids é traumático, no sentido psicanalítico do termo, o que significa que é preciso construir um dispositivo clínico que permita deslindar, na dinâmica psíquica desses pacientes, os conflitos desencadeados pela certeza científica da Aids como diagnóstico. Analisa-se em um caso clínico a economia psíquica resultante, no sentido do circuito pulsional que gira em torno do eu vulnerável, atingido em cheio em sua crença na imortalidade. Analisam-se seus efeitos na tópica psíquica, ou seja, o impacto produzido nas instâncias id, eu e superego. Entre elas deixa-se indicada a mais significativa evidência clínica nos casos de Aids: o ataque do superego ao eu, conhecida por todos que exercem a clínica da Aids, a presença da melancolia, que resta como problema de pesquisa.

Palavras-chave : Melancolia; Trauma; HIV; Dispositivo clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )